107.273 visitas
desde 31/12/1969
 
 
 
  PROJETOS    

HERMES - Aprendizagem e Povoamento de Ontologias a partir de Fontes Textuais


Coordenação: Profª Rosario Girardi
Instituição: UFMA
Início: 01 de julho de 2009
Duração: 3 anos
Apoio: CNPq

Participantes externos:

  • Evandro de Castro Barros - UFAL
  • Fred Freitas - UFPE

Resumo:

As ontologias constituem uma abordagem para a representação de conhecimento capaz de expressar um conjunto de entidades e seus relacionamentos, restrições, axiomas e o vocabulário de um dado domínio. São utilizadas pelos modernos sistemas baseados em conhecimento para representar e compartilhar o conhecimento sobre um domínio de aplicação. Permitem o processamento semântico das informações e, através de interpretações mais precisas das informações, os sistemas apresentam maior efetividade e usabilidade.
Entretanto, a construção manual de ontologias por especialistas de domínio e engenheiros de conhecimento é uma tarefa cara, tediosa e demorada. Esta dificuldade na captura do conhecimento requerido pelos sistemas baseados em conhecimento é conhecida como gargalo da aquisição de conhecimento.
O desenvolvimento de ontologias rápido e com baixo custo é crucial para o sucesso de aplicações baseadas em conhecimento. Uma abordagem para este problema é o suporte automático ou semi-automático à construção e povoamento de ontologias.
Juntos, a aprendizagem de ontologias e o povoamento de ontologias constituem uma abordagem para automatizar a aquisição de conhecimento através da descoberta de conhecimento em diferentes fontes de dados representando-o através de ontologias.
O projeto Hermes busca viabilizar tecnicamente e economicamente os sistemas baseados em conhecimento através do desenvolvimento de técnicas para o povoamento e aprendizagem automatizada de ontologias. Baseada nessas técnicas será especificada uma metodologia e desenvolvida uma ferramenta computacional de suporte para o povoamento e aprendizagem automática de ontologias. A avaliação da metodologia e ferramenta proposta será feita através da análise da efetividade de sistemas baseados em conhecimento que utilizem as bases de conhecimento geradas pela aplicação da metodologia e ferramentas propostas.
Com a consolidação do projeto HERMES espera-se dispor de soluções economicamente e tecnicamente viáveis para a construção de sistemas baseados em conhecimento que atendam os requisitos de efetividade e usabilidade.
Espera-se também contribuir com o desenvolvimento de ontologias de referência em áreas de conhecimento específicas como o Direito e de sistemas baseados em conhecimento para o acesso à informação, tomada de decisões e ensino/aprendizagem assistido por computador.
Do ponto de vista acadêmico esperamos publicar artigos em revistas e em congressos importantes na área de pesquisa abordada. Contribuiremos também na formação de recursos humanos através do envolvimento no projeto de estudantes tanto em nível de graduação, quanto de pós-graduação.



Atualizado em 05/05/2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA